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quarta-feira, 20 de março de 2013

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA ESCOLA DO CAMPO

O uso do computador na escola do campo vem sendo difundido em todo o país, porém ainda não há consenso quanto à forma de utilizá-lo. Às vezes, utilizando como chamariz mercadológico, outras como um equipamento para atividades extra-classe, raramente é utilizado como ferramenta pedagógica. Embora, tenha se tornado lugar comum associá-lo ao progresso e à modernidade, há vozes discordantes. Seja como for, o grande desafio diante da revolução tecnológica que se faz cada vez mais presente na educação e no cotidiano da população de todo o planeta é integrar tecnologia, ética e educação, buscando uma sociedade onde não haja a dicotomia entre a cultura humanística e a cultura técnica.

1- INTRODUÇÃO

Fazendo uma analogia entre Educação Rural e Educação do Campo, salientamos que a Educação do Campo está mais voltada para a qualificação e, sobretudo fixação do homem no seu local de produção, no entanto quando aqui nesta pesquisa falo em Educação do Campo me refiro também a Educação Rural em seu sentido lato. É bom ter em mente que durante todo o século XIX, a educação era privilégio de poucos, e, sobretudo, no meio rural. Embora o Brasil ainda fosse uma sociedade predominantemente agrária, a educação do campo, não foi sequer mencionada nas constituições federais de 1824 e 1891, sendo isto um paradoxo, num país que no contexto referido, era tipicamente rural.
Mesmo assim, no século XX, a questão da Educação do Campo só clamou a atenção quando os movimentos migratórios ameaçaram o sossego e o bem estar das elites urbanas.
Nesse sentido, rompendo com esse processo histórico, a Secretaria de Educação do Tocantins conjuntamente com os profissionais da educação envolvidos com a Educação do Campo objetiva a inclusão digital como alternativa de promover a autonomia do educando, seja na cidade ou no campo dentro do paradigma que ora demanda o mundo globalizado. E assim sendo, inicia-se como ponto de partida dar o primeiro de muitos outros passos na direção da construção de uma proposta curricular para as escolas do campo no Tocantins.
A bem da verdade o mundo se transforma numa velocidade expressivamente dinâmica pela força impactante dos novos saberes agregados às técnicas já existentes. E o campo, ao contrário do que anunciava o fatalismo do êxodo rural, há pouco tempo atrás, entrou na dinâmica da contemporaneidade, principalmente com a Revolução Agrícola. Nesta perspectiva estamos alienados a um paradoxo onde conhecimento arrasta todos os espaços – urbano e rural – para novas formas e concepção de vida mantendo um currículo escolar incapaz de fomentar novas atitudes nos indivíduos, assim como de desenvolver habilidades cognitivas e práticas capazes de transformar para melhor a vida no campo.
E nesse cenário, tornar o currículo das escolas do campo no Tocantins, um vetor de empreendedorismo e cooperativismo social, como condição fundamental de superar a pobreza, a exclusão social tão presente e permanente no campo e uma realidade mais que urgente.



CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Um dos grandes medos dos professores em relação à presença da tecnologia na sala de aula seja essa sala urbana ou rural, é não saber dominá-la e ser substituídos por ela, a proposta desse projeto é de proporcionar aos profissionais da educação a perceber que a tecnologia é uma grande aliada do professor na sala de aula e na vida cotidiana, pois é por intermédio da inclusão digital que os professores poderão efetivar o processo ensino-aprendizagem que ora o mundo atual exige. Na verdade hoje graças à tecnologia vivemos num mundo globalizado onde o que pensávamos que era intransponível veio por terra com o aparecimento do computador.
De certa forma, a internet na sala de aula é um passo para a remoção de algumas barreiras entre o sistema formal e o ambiente educacional externo. A influência do ambiente e de interesses nos alunos é consideravelmente forte, e as escolas estão atrasadas nessa tarefa. Portanto, o mais importante é não se deter diante das barreiras e das possibilidades abertas.

Leia mais em: http://educaonocampo.blogspot.com.br/2009/10/tecnologia-e-educacao-na-escola-do.html

3 comentários:

Unknown disse...

Então quer dizer que o uso do computador nas escolas do campo esta se inundo com a tecnologia por mais que tem muitas dificuldades, pois esta cada vez mais presente no cotidiano da população de todos do planeta é integrar tecnologia, ética e educação, buscando uma sociedade onde não haja a dicotomia entre a cultura humanística e a cultura técnica.

Unknown disse...

sim patricia,no campo ainda há muita escacez de tecnologia como computador,pois os governos acreditam que a educação no campo nunca vai muito além.

José Junior disse...

A educação no campo deveria ter a mesma qualidade que tem a educação nas cidades metropolitanas, porém por falta de investimento e questão cultural do país não é investido nessas na mesma proporção que nas das cidades, e muito menos de maneira democratizada. E a gente vê que em algumas escolas como essa da reportagem é diferente do normal.