Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Como Educar Brincando ?



Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças. Através do brincar, podem-se desenvolver elementos fundamentais na formação da personalidade como aprendizado, experimentação de situações, organização de suas emoções, estimulação do sentido de coletividade, processamento de informações, construção de autonomia de ação, entre outros. Através de uma situação imaginária, a criança pode desenvolver sua criatividade e satisfazer suas necessidades. Além disso, é a melhor forma de se estimular todos os principais sentidos da criança, tais como: visão, audição, memorização, raciocínio e equilíbrio.
Nada como unir o útil ao agradável, e os brinquedos educativos fazem exatamente isso: divertem as crianças ao mesmo tempo em que educam. E o melhor, em geral, eles são mais simples e baratos que os brinquedos da moda, bastante utilizados no dia-a-dia, e estimulam o raciocínio da criança, sempre propondo desafios.
Desde bebês até 4 anos, as crianças buscam nas brincadeiras educativas uma forma de conhecer o mundo a sua volta, assimilar nomes, números, cores e formatos de modo que não pareça uma imposição de aprendizado. Os brinquedos de montar, por exemplo, aumentam o senso de direção, espaço, formatos, cores e de que, cada peça tem um lugar especifico, ou seja, trazendo isso para a vida é como explicar à criança que ela tem que respeitar “o espaço” de outras pessoas, não as provocando ou deixando-as “deslocadas”, melhorando assim seu comportamento.
Entre os 2 e os 6 anos, os jogos de construção e manipulação de objetos como puzzles, legos, plasticina e similares são os mais indicados, considerando até que uma casa de bonecas ou uma pista de carros pressupõe uma montagem. Estes jogos favorecem a atenção e a coordenação necessárias a futuras aprendizagens. A partir dos 6 anos, tendo em conta o fato de a criança se encontrar em idade escolar, devem ser oferecidos jogos de sequências, de ordenação e de categorização, como jogos de tabuleiro que abordam diferentes temáticas. Nesta idade não devem ser esquecidos os jogos de faz-de-conta como os fantoches, bonecas e miniaturas que estimulam a imitação dos pais.
Os quebra-cabeças são importantes e contribuem para o desenvolvimento intelectual da criança, por ser um brinquedo organizado que requer desempenho.
As brincadeiras educativas podem ser feitas em diferentes ambientes, na escola, em casa ou em parques, por exemplo. Uma boa dica é curtir com a família, pois além de divertir e educar a criança, une a família em uma brincadeira prazerosa.  

Fonte: http://www.portalabsoluta.com.br/educacao-kids/item/884-brinquedos-criancas-educativos.html

Postado por Patricia dos Santos Trindade 

4 comentários:

Unknown disse...

Educar brincando , é estimular a criança a aprender sem perceber , tipo :
- QUEBRA-CABEÇA : Estimula a memória da criança.
- Dados com números : Estimula a aprender a contar , e fazer operação ( adições e subtrações ) . E muitas vezes para a crianças aprender fazerem operações , utilizam : Balas , Bolinhas E ETC...

Unknown disse...

Usar os brinquedos para educar é a melhor forma de fazer a criança ter curiosidade, pois enquanto ela brinca, aprende e quando percebe que descobriu coisas novas, procura continuar brincado e assim descobrindo.

José Junior disse...

Utilizar de brinquedos para que a criança possa aprender é uma boa forma de ensino, pois ela já tem toda disposição para brincar, toda uma vontade de aprender coisas novas e com os brinquedos isso fica bem dinâmico e divertido ao mesmo tempo, tendo assim um melhor aproveitamento da aprendizagem.

Unknown disse...

Pois é, por isso que brinquedos é a melhor maneira de ensinar.