Páginas

sábado, 30 de março de 2013

Escola japonesa usa videogame portátil para ensinar inglês


O Nintendo DS não significa mais apenas jogos e diversão para os estudantes de inglês da escola de garotas Joshi Gakuen em Tóquio (Japão). O videogame portátil agora vem sendo usado como peça fundamental no ensino, rompendo os tradicionais métodos acadêmicos japoneses. 
Em uma classe da sétima série, os 32 alunos usam a caneta de plástico do portátil para soletrar palavras como "hamburger" e "coca", seguindo a voz eletrônica do "professor virtual". Um dos recursos do portátil é a tela sensível ao toque, que permite uma interação mais intuitiva do usuário, que pode clicar e escrever como se usasse um bloco de notas. 
Foto: Divulgação É como uma versão hi-tech dos concursos de soletração. Quando o usuário soletra corretamente, surge na tela a palavra "good" (bom), e o estudante avança para o próximo teste. Os cinco primeiros a completarem a seqüência de exercícios são premiados com adesivos coloridos. 
"É divertido", diz Chigusa Matsumoto, de 12 anos, uma das cinco primeiras alunas a terminar. "Você pode estudar enquanto se diverte".
 Assim como muitos outros jovens japoneses, ela tem o DS em casa, com jogos como "Mario kart" e "Animal crossing". Mas ela insiste que seu favorito é o software de aprender inglês. 
Foto: Katsumi Kasahara/APAs atividades, que a escola passou a promover este ano, são as primeiras de uma vasta série aplicada pelas escolas públicas do Japão, segundo Yasuhiro Yamamoto, gerente de software da produtora Paon Corp, que desenvolveu o curso de inglês para o DS. "É uma grande revolução para uma sala de aula japonesa", diz. 
A educação japonesa tradicionalmente carrega a fama de dar prioridade à "decoreba" e à gramática da língua inglesa, sem desenvolver a conversação.

Um comentário:

José Junior disse...

Uma maneira de ensinar através do que o aluno tem interesse, utilizando algo que ele gosta a favor do ensino e da aprendizagem.