Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013


Quer saber como aplicar Gestão do Conhecimento na Educação?

A resposta à pergunta acima pode ser complexa ou simples. A complexa vai envolver um seminário com especialistas do mundo todo envolvendo psicólogos, pedagogos, diretores de escola, professores tarimbados, especialistas e inovadores no uso da tecnologia na educação.

Ou pode ser simples: Observe com frequência e atentamente uma criança brincando e usando o computador para se entreter.

Você vai notar que o aprendizado sobre coisas muito importantes do mundo ocorre naturalmente por meio da interação contínua com outras crianças – de várias idades – às vezes aprendendo com outros, às vezes ensinando. Ocorre também por meio de inúmeras tentativas e erros em jogos de imaginação, físicos ou digitais. E por que não destacar também aqueles momentos maravilhosos de se ver quando a criança se concentra e cria seu próprio desafio: criar uma estrada com palitinhos, criar uma nave espacial ou uma loja de roupas. Que bacana ver a criatividade desinibida se manifestando!

E os pais? Sim, também podem participar: colocando desafios de acordo com a idade das crianças. E elas? Adoram estes desafios! E que alegria quando chegam a algum resultado e recebem um abraço caloroso e recompensador por um obstáculo vencido e uma missão cumprida!

Aplicar a Gestão do Conhecimento na Educação é não ir contra a natureza do aprendizado infantil. É trabalhar com e não contra a tendência natural das crianças de interagir, se comunicar, criar e se sentirem desafiadas e valorizadas.

O grande salto acontecerá quando descobrirmos verdadeiramente que biologia, português, matemática e química podem ser viagens maravilhosas de aprendizado para nossas crianças.


http://www.terraforum.com.br/blog/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=38

3 comentários:

Unknown disse...


É interessante que a gestão do conhecimento envolve naturalmente por meio da interação contínua com outras crianças e de outra idades, e as vezes elas aprendem umas com as outras ou até ensinando, não importa a idade, o notável é o interesse das aprendizagens...

Unknown disse...

A gestão do conhecimento complexa na educação envolve,corpo docente da escola.

José Junior disse...

A reportagem fala sobre a gestão na escola de uma maneira participativa na vida do aluno, faz com que o docente esteja atento as qualidades singulares dos alunos.